Nossa História

  1. Home
  2. Nossa História

Um breve histórico:

Durante os primeiros anos de atividade a empresa superou o desafio de criar um novo destino turístico, em um local sem nenhuma infraestrutura, inclusive de acesso.

Para chegar a Maracajaú era necessário percorrer um enorme trecho de estradas sem asfalto, onde normalmente os ônibus atolavam e os carros de passeio tinham enorme dificuldade para trafegar.

Apesar das adversidades a empresa manteve-se firme em seu objetivo, e sempre acreditou ser possível criar em Maracajaú, um novo destino para o turismo no Estado do Rio Grande do Norte. Trabalhamos durante todos esses anos com muito investimento no destino, que atualmente se tornou um dos pontos mais importantes e visitados do Estado.

A Maracajaú Diver sempre promoveu cursos de formação e capacitação em diversas áreas para a comunidade local, formada quase que exclusivamente por pescadores. Com o objetivo de profissionalizar e oferecer alternativas de emprego e renda, diminuiu dessa forma, a pressão sobre o ecossistema dos corais, causada pelas atividades exclusivamente extrativistas e predatórias, única fonte de renda da comunidade até então.

Desde o início de suas atividades, a empresa presta apoio logístico a pesquisadores que desenvolvem trabalhos na área. No final de 2000 e início de 2001, a empresa forneceu todo o apoio logístico necessário (embarcações, equipamentos e tripulação) para que a UFRN em parceria com o IDEMA, fizesse o mapeamento da área, com finalidade de dar suporte ao projeto de criação da APARC.

Em de 6 junho de 2001, seis anos e meio depois da Maracajaú Diver ter iniciado suas atividades, foi oficializada a criação a Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), e a partir daí a empresa promoveu uma série de ações de apoio e fomento para que a APA se consolidasse e pudesse, de fato, se tornar uma área de uso sustentável.

Essas ações se tornaram permanentes e foram incorporadas ao sistema operacional atual da empresa, e reforçam o compromisso com o uso sustentável da área e com a preservação dos seus recursos naturais.